CODIFICAÇÃO: 033


TITULO: A cor e a natureza como metáforas na poética da materialidade

CATEGORIA: Arquitectura

INVESTIGADOR: Zélia Simões

COLABORADORES: Rui Barreiros Duarte + Klaas Hoek


DESCRITIVO:

As obras independentemente da autonomia formal e das valorizações estéticas que lhes queiramos atribuir, emergem como registos da experiência pessoal do autor. Podem funcionar como indicador de uma intensidade visual e espiritual da obra ou actuar como estímulo de sensações espaciais no observador. A materialidade sendo um dos elementos fundamentais da arquitectura, actua como elemento de equilíbrio de um determinado material, padrão, cor, textura e forma, sejam estes intrínsecos ou forjados pelo ser humano. Este projecto, propõe um exercício associado à matéria, nomeadamente, a delimitação das propriedades expressivas, a identidade cultural e outros campos inesperados da linguagem multisensorial num contexto cuja tendência é a da valorização da cor e da natureza. Nos percursos de análise foram realizados três casos de estudo de exemplos arquitectónicos recentes de Lars Spuybroek & Kas Oosterhuis, Peter Zumthor e Louis G. Le Roye, cujos posicionamentos estéticos nos possibilitaram chegar a um conceito operacional de observação, sublinhando os elementos que os integram. Caracterizados os principais elementos, deparamo-nos com três poéticas de materialidade distintas, cujos significados nos são revelados pelo papel complementar no espaço e impacto formal mas também pelo potencial comunicativos como processo estruturado do tempo e da sensibilidade e do entendimento da sua influência no âmbito da cor e da natureza.

PALAVRAS CHAVE: Cor, Natureza, Metáfora, Poética, Materialidade

 

All projects, apart from the formal autonomy and aesthetic that we want to attribute them, emerge as registers of the author’s personal experiences. They may act as visual and spiritual intensity’s indicator to the project or as stimulator to space sensations for the observer. Being a fundamental element of architecture, materiality acts as a balance factor to a certain material, pattern, color, texture and form, whether these are intrinsic or forged by humans. This project proposes an exercise associated to the matter, specifically, the delimitation of expressive properties, cultural identity and other unexpected fields of the multi-sensorial language, in a context where the tendency is colour and nature’s valorization. The analysis also consisted in three case studies of recent architectonic examples by Lars Spuybroek & Kas Oosterhuis, Peter Zumthor and Louis G. Le Roy, respectively, whose aesthetic statements made possible an operational concept of observation, underlining the elements that integrate them. Having characterized the main elements, we came across three different poetics whose meanings are revealed by the complementary roll in space and formal impact, but also by the communicative potential as a structured process of time and sensibility and the understanding of its influence in the extent of colour and nature.

KEYWORDS: Colour, Nature, Metaphor, Poetic, Materiality


PALAVRAS CHAVE: Cor, Natureza,Metáfora, Poética, Materialidade

 

IMAGENS:

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