Filipa Santos

 

Filipa SantosFilipa Santos é Arquitecta, Consultora de Cor e Investigadora, residente em Barcelona. Iniciou a sua carreira no país de origem – Portugal, a elaborar, essencialmente, projectos ferroviários. Em 2007, aceitou uma colocação na Royal HaskoningDHV, uma multinacional de Engenharia e Consultoria nos Países Baixos, onde participou em diversos projectos multidisciplinares que abrangem as áreas da Saúde, Desporto, Indústria, Imóveis Comerciais e Infra-estruturas. Em 2013, e ainda na mesma empresa, Filipa passou um breve período a trabalhar na Indonésia e um período mais alargado a aperfeiçoar as suas habilidades no Médio Oriente, tendo regressado à Europa em 2016. Os seus projectos estão espalhados pela Europa, Sudeste Asiático,Médio Oriente e Norte de África.

O mestrado em Cor na Arquitectura habilitou-a com uma especialização no campo da Arquitectura de Interiores, onde o seu trabalho consistia no desenvolvimento de projectos desde o estudo prévio até ao projecto de execução, escolha de materiais, implementação do conceito de espaços de trabalho inovadores (hetnieuwewerken), design de mobiliário, identidade corporativa e direcção de projectos. Este percurso levou-a a desenvolver vários planos de cor para interiores, mas também para espaços exteriores. A Academia de Engenharia, em Delft, foi distinguida com o prémio de Melhor Edifício Educacional Sustentável nos Países Baixos em 2012, e o Parque de Estacionamento Subterrâneo, em Katwijk-aan-Zee, recebeu a aclamação dos profissionais da área e diversos prémios, designadamente, o Melhor Edifício de 2016 dos Países Baixos, atribuído pela BNA (Instituto Real dos Arquitectos dos Países Baixos).

No âmbito da investigação, Filipa iniciou a sua actividade com a dissertação Mutações de Ambientes através da Luz e da Cor, sob a orientação do Professor Catedrático Rui Barreiros Duarte no âmbito do Mestrado Cor na Arquitectura, na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Destaca-se, ainda, o reforço desta investigação na Utrecht GraduateSchoolof Visual Art and Design na Holanda sob a orientação do Professor Doutor Klaas Hoek. Filipa é membro fundador da Associação Portuguesa da Cor, membro da Stichting Kleurenvisie (Fundação para os Estudos da Cor) nos Países Baixos, colaboradora do LabCor e membro do Grupo de Investigação de Cor e Luz da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, e tem participado em diversos projectos de investigação a nível nacional e internacional.