Simone Maffei

 

Simone MaffeiSimone Thereza Alexandrino Maffei Simacek is PhD in Design with emphasis in Emotional Design, by the Postgraduate Program in Design of the Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brazil. In her doctorate, she participated on the PhD Scholarship with Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa, and became a member of Portuguese Association of Color.
Her recent publications addresses new tools for non-interference research and the influence of colors in emotional perception.
Areas of expertise: non-interference methodology for product development and emotional responses of colors in design with focus in user experiense (UX).
Currently, she is Professor in Design Graduation at the Universidade de Sorocaba, São Paulo - Brazil.

Simone Thereza Alexandrino Maffei Simacek é doutora em Design com ênfase em Design Emocional, pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Em seu doutoramento, participou de intercâmbio (doutoramento-sanduíche) na Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa, tornando-se também membro da Associação Portuguesa da Cor.
Suas últimas publicações versam sobre ferramentas de pesquisa não-interferente e sobre a influência das cores em percepção emocional.
Áreas de especialidade e interesse: metodologia de pesquisa não-interferente para desenvolvimento de produto e respostas emocionais para cores em design, com foco na experiência do usuário (UX).
Atualmente é Professora na graduação em Design da Universidade de Sorocaba, São Paulo - Brasil.

 

Projectos

Design Emocional

Design Emocional e Vitrinas

 

 

Formação acadêmica/titulação

2012 - 2016 Doutorado em Desenho Industrial.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Sao Paulo, Brasil
com período sanduíche em Universidade Técnica de Lisboa (Orientadora: Maria João Durão)
Título: Design emocional e análise observacional: inter-relações entre produto e usuário, Ano de obtenção: 2016
Orientador: Marizilda dos Santos Menezes
Co-orientador: Maria João Durão
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Palavras-chave: Design Emocional, Design de moda, Percepção visual, Vitrina, Método observacional, Clustering
Áreas do conhecimento: Desenho Industrial
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico


2008 - 2010 Mestrado em Desenho Industrial.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Sao Paulo, Brasil
Título: O PRODUTO DO DESIGN DE MODA PARA O PORTADOR DE DEFICIÊNCIA FÍSICA: ANÁLISE DE DESCONFORTO., Ano de obtenção: 2010
Orientador: Marizilda dos Santos Menezes
Palavras-chave: Ergonomia, Design de moda, Deficiente Físico
Áreas do conhecimento : Desenho de Produto,MODA
Setores de atividade : Saúde e Serviços Sociais, Serviços Pessoais


2002 - 2006 Graduação em Desenho Industrial Programação Visual.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Sao Paulo, Brasil
Título: Raros: o despir do vestir fugaz
Orientador: Dorival Campos Rossi


Formação complementar

2017 – em andamento: Master in Interface Design.
Choco la Design - on line, CHOCO LA DESIGN, Brasil
Palavras-chave: user experience UX, user interface UI

2008 - 2008 Capacitação Pedagógica de Instrutores. (Carga horária: 45h).
SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Sao Paulo, Brasil
Palavras-chave: Educação

2006 - 2006 Elaboração de Resumos.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Sao Paulo, Brasil

2006 - 2006 Curso de curta duração em Moda e Estilo. (Carga horária: 370h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil

2005 - 2005 Normalização para referência bibliográfica de docu.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Sao Paulo, Brasil

2005 - 2005 Curso de curta duração em As vanguardas e o cinema experimental da década de. (Carga horária: 8h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil

2005 - 2005 Fichamento de leitura textual e citação bibliograf. .
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Sao Paulo, Brasil

 

Atuação profissional

1. Universidade do Sagrado Coração - USC

Vínculo institucional
2010 - 2012 Vínculo: Celetista formal, Enquadramento funcional: Professor Auxiliar II, Regime: Parcial
Outras informações: Professora das disciplinas Tecnologia Têxtil, Ergonomia aplicada à moda, Design de Calçados, Metodologia aplicada à projeto de moda do curso Tecnológico de Design de Moda; - Disciplinas de design gráfico para os cursos de Comunicação Social; - Ergonomia para Engenharia de Produção; - Metodologia aplicada ao Design para o curso de Design; Coordenadora de Especialização em Criação e Comunicação de Imagem para Moda

Atividades
02/2012 - 08/2012 Especialização
Especificação:
Design de Moda
02/2010 - 08/2012 Graduação, Design de Moda
Disciplinas ministradas:
Design de Calçados , Ergonomia aplicada à Moda , Desenho de Moda , Ilustração Digital de Moda , Tecnologia Têxtil


2. Editora Alto Astral - EAA

Vínculo institucional
2009 - 2011 Vínculo: Celetista formal, Enquadramento funcional: Operadora de diagramação, Carga horária: 30, Regime: Parcial
Outras informações:
Exerceu a função de operadora de diagramação, cujas atividades envolvidas eram: diagramação, desenvolvimento de layout e tratamento de imagens.


3. Universidade de Sorocaba - UNISO

Vínculo institucional
2015 - Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 20, Regime: Parcial
Outras informações:
Professora de Design Editorial e Tipografia no curso de Design Gráfico e Professora de Vitrinismo no curso de Design de Interiores.

Projetos de pesquisa
2016 - Atual A SIMBOLOGIA DO VERMELHO PARA O DESIGN: PROJETO DE ESTAMPARIA
Descrição: A pesquisa tem por objetivo levantar toda a carga simbólica das cores primárias – vermelho neste projeto – relevante para o design e traduzi-las em referências imagéticas - estamparia.
Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (1);
Integrantes: Simone Thereza Alexandrino Maffei Simacek (Responsável); ; Bruno Meira

2016 - Atual A SIMBOLOGIA DO AMARELO PARA O DESIGN: PROJETO DE ESTAMPARIA
Descrição: A pesquisa tem por objetivo levantar toda a carga simbólica das cores primárias – amarelo neste projeto – relevante para o design e traduzi-las em referências imagéticas - estamparia.
Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (1);
Integrantes: Simone Thereza Alexandrino Maffei Simacek (Responsável); ; Jéssica Amado

2005 - 2006 Investigação de IHC no Desenvolvimento de Biblioteca de Referenciais
Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa
Integrantes: Simone Thereza Alexandrino Maffei Simacek; João Fernando Marar; Yuri Walter (Responsável); Sérgio Henrique Prado Scolari; Alex Cella
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPQ


Revisor de periódico

1. Icônica -
2014 - Atual

2. Educação Gráfica
2017 – Atual

Áreas de atuação
1. Design Emocional
2. Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos

 

Idiomas
Inglês: Compreende Bem, Fala Bem, Escreve Razoavelmente, Lê Bem
Espanhol: Compreende Bem, Fala Pouco, Escreve Pouco, Lê Bem
Francês: Compreende Pouco, Fala Pouco, Escreve Razoavelmente, Lê Razoavelmente
Português: Compreende Bem, Fala Bem, Escreve Bem, Lê Bem


Produção

Produção bibliográfica

Artigos completos publicados em periódicos
1. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; DURAO, M. J.; MENEZES, M. dos S. “The affective-emotional communication in shoppingscapes: case study”. LUSOFONA JOURNAL OF ARCHITECTURE AND EDUCATION. , v.8-9, p.767 - 783, 2013.
Palavras-chave: ShoppingScapes, Shop windows, Emotional Design, Architecture, Elements of Perception
Áreas do conhecimento: MODA, Arquitetura e Urbanismo
Referências adicionais: Inglês. Meio de divulgação: Vários. Home page: [http://revistas.ulusofona.pt/index.php/revlae/article/view/4268]
Shoppingscapes on urban roads, such as streets and avenues, require study and more specific attention. You must be aware of the emotional communication, an important factor with regard to the influence on the perception and acquisition process by the observer. Reaching the consumer cognitively, arousing emotion and desire to want to have the observed object is one of the goals of emotional communication, and that only happens with the proper use of elements of perception. This paper aims to highlight the need for interdisciplinary design and architecture, especially in the case of shoppingscapes in open spaces that sell fashion items. The case study raises a reflection on the elements of perception in the windows as to whether they are being clearly communicated. It also discusses how the same are interfering or being interfered by the shoppingscapes of Avenida da Liberdade in Lisbon.

 

Capítulos de livros publicados

1. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; MENEZES, M. dos S.; DURAO, M. J. “O design emocional como promotor da inclusão social no mercado de moda: vitrines de vestuário”. In: Design: perspectivas.01 ed.Bauru: Canal 6, 2015, v.01, p. 17-32.
Áreas do conhecimento: Desenho Industrial
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso, ISBN: 9788579172915

2. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; MENEZES, M. dos S.
O produto de moda para o portador de deficiência física: análise sobre desconforto In: Pesquisa em design, gestão e tecnologia de Têxtil e Moda: 2013.22 ed.São Paulo : Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, 2014, v.1, p. 1-114.
Palavras-chave: Design de moda, Ergonomia, Deficiente Físico
Áreas do conhecimento: Desenho de Produto
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários, ISBN: 9788564842144, Home page: http://each.uspnet.usp.br/site/pos-programas.php?item=txm

3. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; FALCAO, F. S.; BASTOS, R. S.; RAZZA, B. M.; OKIMOTO, M. L.; PASCHOARELLI, L. C. “Avaliação do manual de instruções para preparação e aplicação do medicamento betainterferona 1b”. In: IDEMI Integração para a inovação - artigos selecionados.1 ed.Florianópolis : UDESC, 2012, v.1, p. 88-102.
Palavras-chave: Design Ergonômico, Usabilidade
Áreas do conhecimento: Desenho de Produto
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso, ISBN: 9788561136802

4. RAZZA, B. M.; FALCAO, F. S.; MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; BASTOS, R. S.; OKIMOTO, M. L.; PASCHOARELLI, L. C. “Usabilidade da preparação e aplicação do medicamento Betaferon®” In: IDEMI Integração para a inovação - artigos selecionados.1 ed.Florianópolis : UDESC, 2012, v.1, p. 374-389.
Palavras-chave: Usabilidade, Design Ergonômico
Áreas do conhecimento: Desenho de Produto
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso, ISBN: 9788561136802

 

Trabalhos publicados em anais de eventos (completo)

1. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; SIMACEK, P.; MENEZES, M. dos S.; DURAO, M. J. “Emotional Design of Fashion: development and application of new tool for non-interfering research”. In: 2º International Fashion and Design Congress, 2014, Milão.
2º International Fashion and Design Proceedigns. Milão: Scuola del Design - Politecnico di Milano, 2014. v.1. p.76 - 82
Palavras-chave: Design de moda, Resposta emocional, Metodologia não interferente, Plataforma não verbal, Ferramenta de pesquisa, Vitrine
Áreas do conhecimento: Desenho Industrial
Referências adicionais: Itália/Inglês. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://www.cimode.polimi.it]
Abstract: The emotions participate of ours daily life in the products and services of design and intensely in fashion. All our decisions show that emotions are present and command our actions, mainly with regard to clothes. When we observe a shop window and positive emotions are generated in our unconscious, we feel necessity and pleasure to acquire the product displayed. However, not always we take conscience of these feelings, and difficultly we can to verbalize the affection and reasons of determined choices. Questioning the consumer about their emotions through inquiries becomes complex and cannot generate real or consistent data. Considering this aspect in the context of research on emotional design involving fashion and shop window, we know that to understand the emotional responses of consumers we would need a non-verbal research tool (without inquiries). Therefore, and also as part of the doctoral thesis of the first author of this article, was created a new tool for non-verbal and multidisciplinary research with simple language, in order to benefit various researchers, at different levels of research. This article is centred in the creation of the platform, its development and its application in the scope of the Emotional Design and phenomena itself associates, as the fashion.

2. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; MENEZES, M. dos S.; DURAO, M. J. “Ferramentas não-verbais de análise emocional em design: percepção de expressões emocionais ilustradas enquanto questão cultural”. In: 3ª Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas, 2014, Lisboa.
Livro de resumos da 3ª Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas. Lisboa / Tomar: ISEC / IPT, 2014. v.1. p.43 - 43
Palavras-chave: Design Emocional, Expressão Facial, Ilustração, Medição de Emoção
Áreas do conhecimento : Design gráfico,Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários. Home page: [http://www.cidag.com.pt/]

3. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; DURAO, M. J.; MENEZES, M. dos S. “Influence of colors in the perception of emotions”. In: AIC 2014 INTERIM MEETING, 2014, Oaxaca.
BOOK OF ABSTRACTS OF AIC 2014. Oaxaca: Asociación Mexicana de Investigadores del Color, 2014. v.-. p.91 - 91
Palavras-chave: Colour, Emotion, Perception, Emotional Design
Áreas do conhecimento : Desenho de Produto
Referências adicionais : México/Inglês. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://www.aic2014.org]
Abstract Several fields of colour study show that each colour has a meaning and causes a feeling, or a set of feelings, on the observer. Colours influence our reasoning and corresponding actions. We state that colours are agents of the relationship between perception and emotion. It is established knowledge that emotional responses are more intense to certain stimuli. From the viewpoint of the interpretation of emotions, this statement triggers the following question: what is the relationship between colour and an emotional perception? This question arose during the preparation of the practical component of the research integrated in the doctoral thesis under development by the main author of this paper and its supervisors. Using a set of shopping window as focal stimulus, the research techniques adopted encompass cross-analysis of emotional responses obtained through observational techniques as well as surveys. At a certain stage, the respondents are asked about the perceived emotion when there is a prevalence of a certain colour. We hypothesized that emotional response varies according to the colour that predominates in the environment, whether in the significance of the situation, whether in intensity. To confirm or reject this hypothesis, a field test was carried out that runs parallel to the thesis. The field test uses illustrations of facial expressions that were inserted in seven frames with seven different colours. The survey is based on issues about the perceived emotion in each illustration, the relationship between the seven colours and emotion, as well as the relationship between the intensity of seven colours with every emotion dealt in the illustrations. The group of respondents include Brazilians and Portuguese, which generates cross-cultural data on multiple relationships. This test corroborates the results obtained in the research field of colour and emotion developed within the larger universe of design research.

4. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; MENEZES, M. dos S.; DURAO, M. J. “O design gráfico como ferramenta na divulgação de dados acadêmico-científicos” In: GRAPHICA, 2013, Florianópolis.
Anais do XXI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico e X Internacional Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. Florianópolis: Editora do CCE (Universidade Federal de Santa Catarina), 2013. p.- - -
Palavras-chave: Design gráfico, Design de moda, Desenho, Infografia, Acessibilidade
Áreas do conhecimento : Desenho Industrial
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://graphica2013.ufsc.br/]
Resumo: O design é uma área do conhecimento de grande interdisciplinaridade. Enquanto foco de estudo, tem suas publicações consultadas por pesquisadores de diversas áreas e em vários níveis de pesquisa. Por isso, o designer deve preocupar-se com a apresentação dos resultados de um trabalho. Os dados devem ser corretamente interpretados por quem os lê, ou seja, o modo como são apresentados deve ser claro e a mensagem, geralmente mostrada em gráficos ou texto, deve ser compreendida. Assim como em produtos comerciais, o designer precisa ter atenção quanto ao estar ou não comunicando e atingindo seu público alvo no âmbito acadêmico-científico. Tomando por base tal necessidade, este artigo apresenta uma reflexão sobre técnicas de apresentação da informação, da área editorial, que podem e devem ser usadas em apresentação de dados de pesquisas científicas. As afirmações são exemplificadas por um estudo de caso em design de moda, onde os resultados foram ilustrados.

5. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; MENEZES, M. dos S.; DURAO, M. J. “The Colour Perception in Shop Window and the Emotional Design: a contribution”. In: 12TH INTERNATIONAL AIC COLOUR CONGRESS, 2013, Newcastle.
AIC Colour 2013 Proceedings. Newcastle: The Colour Group, 2013. v.3. p.1237 - 1240
Palavras-chave: Colour Perception, Emotional Design
Áreas do conhecimento : Desenho de Produto
Referências adicionais : Grã-Bretanha/Inglês. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://aic2013.org/]
ABSTRACT: The window of a store is a modulator of emotions of the viewer. Through awareness elements, driven primarily by the colour, the store takes the user to the desired object observed. That's the power of emotion in a shopping environment. The emotional message is perceived, carried to the brain by the vision and cognitively interpreted by the neural network. The result is the desire to purchase. Based on this thought, we propose a case study in shopping centres in Lisbon, Portugal. In today's period of political and financial turmoil, it is important to have knowledge of the visual result that the set of windows of a shopping centre may cause the consumer. During the months of Decembre/12 and January/13 – the New Year festivities – windows of five shopping centres were observed and photographed from the perspective of emotional design. This study is part of the Research Doctorate in Design from the author, whose objective was to identify how colours were used during that period and what the possible effects on the emotional level, might cause the observers. The generated data corroborated the emotional design and fashion market in Lisbon.

6. DETOMINI, C.; MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino “A burguesia como estruturante da moda”. In: I Congresso Internacional de Moda e Design, 2012, Guimarães.
Proceedings CIMODE 2012. Guimarães: Escola de Engenharia da Universidade do Minho, 2012. v.1. p.825 - 833
Palavras-chave: Moda, História da Moda
Áreas do conhecimento : MODA
Referências adicionais : Portugal/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://www.design.uminho.pt/cimode/pt-PT/]

7. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; MENEZES, M. dos S. “Anteprojeto de moda: o vestuário sob a ótica do cadeirante” In: I Congresso Internacional de Moda e Design, 2012, Guimarães.
Proceedings CIMODE 2012. Guimarães: Escola de Engenharia da Universidade do Minho, 2012. v.1. p.2621 - 2628
Palavras-chave: Design de moda, Deficiente Físico, Cadeirante, Inclusão Social, Projeto de vestuário, Desconforto
Áreas do conhecimento : MODA
Referências adicionais : Portugal/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://www.design.uminho.pt/cimode/pt-PT/]

8. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; FALCAO, F. S.; BASTOS, R. S.; RAZZA, B. M.; OKIMOTO, M. L.; PASCHOARELLI, L. C. “Avaliação do manual de instruções para preparação e aplicação do medicamento betainterferona” 1b In: II International Conference on Integration of Design, Engineering and Management for Innovation, 2012, Florianópolis.
Proceeding of the II International Conference on Integration of Design, Engineering and Management for Innovation. Florianópolis: UDESC, 2012. v.2.
Palavras-chave: Usabilidade, Design Ergonômico
Áreas do conhecimento : Desenho de Produto
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital

9. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; MENEZES, M. dos S. “Design editorial como alternativa de inclusão da “sociedade invisível”. In: 10° P&D Design – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luís.
Anais do 10° P&D Design – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Luís: UFMA, 2012. p.1 - 10
Palavras-chave: Moda, Deficiente Físico, Design Editorial
Áreas do conhecimento: Design gráfico
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://www.peddesign2012.ufma.br/home/]
Resumo: A mensagem midiática tem grande influência no comportamento e no processo de socialização dos indivíduos. Porém, existe no Brasil um número considerável de cadeirantes que são impedidos de participar desse universo impresso em revistas de moda. O design, responsável por atender as necessidades dos consumidores precisa, com urgência, incluí-los no contingente de usuários dos produtos de moda retratados em produções editoriais. O presente artigo visa mostrar, por meio de levantamento bibliográfico, a referida “sociedade invisível” e sugere que o design editorial pode auxiliar no processo de inclusão se considerar os cadeirantes na configuração das imagens.

10. RAZZA, B. M.; FALCAO, F. S.; MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; BASTOS, R. S.; OKIMOTO, M. L.; PASCHOARELLI, L. C. “Usabilidade da Preparação e Aplicação do Medicamento Betaferon®” In: II International Conference on Integration of Design, Engineering and Management for Innovation, 2012, Florianópolis.
Proceeding of the II International Conference on Integration of Design, Engineering and Management for Innovation. Florianópolis: UDESC, 2012. v.2.
Palavras-chave: Usabilidade, Design Ergonômico
Áreas do conhecimento : Desenho de Produto
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital

11. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; MENEZES, M. dos S. “DESIGN ERGONÔMICO PARA O CADEIRANTE: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROJETO DE VESTUÁRIO”. In: 11 Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produto, Informações, Ambiente Construído e Transporte - ERGODESIGN, 2011, Manaus.
Anais do 11 Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produto, Informações, Ambiente Construído e Transporte - ERGODESIGN. Manaus-AM: ERGODESIGN, 2011. v.11.
Palavras-chave: Deficiente Físico, Design de moda, Design Ergonômico
Áreas do conhecimento: MODA
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

12. FERNANDES, Alexandra Santos Monteiro; QUAGGIO, Cristina Maria da Paz; MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino. “Terapia Ocupacional e o Design de Moda: uma contribuição interdisciplinar”. In: XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional, 2011, São Paulo.
Anais do XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional. São Paulo, 2011.
Palavras-chave: Ergonomia, Moda, Terapia Ocupacional
Áreas do conhecimento: Ergonomia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, MODA
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

13. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; MENEZES, M. dos S.
AVANÇOS TECNOLÓGICOS COMO MEIOS PARA APLICAÇÃO DA ERGONOMIA NO PROJETO DO VESTUÁRIO In: Congresso Brasileiro de Ergonomia | Abergo 2010: III Congresso Latino-Americano de Ergonomia da ULAERGO: IX Fórum deCertificação do Ergonomista Brasileiro: IV ABERGO Jovem: IV Congresso Brasileiro de Iniciaç, 2010, Rio de Janeiro.
Anais XVI Congresso Brasileiro de Ergonomia: III Congresso Latino-Americano de Ergonomia da ULAERGO: IX Fórum de Certificação doErgonomista Brasileiro: IV ABERGO Jovem: IV Congresso Brasileiro deIniciação Científica em Ergonomia. Rio de Janeiro: Organização, Frida Fischer, MarioCesar Vidal, José Orlando Gomes, 2010. v.1. p.1 -
Palavras-chave: Design de moda, Design Ergonômico, Antropometria, Modelagem, Tecnologia
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários

14. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; MENEZES, M. dos S.
O produto de moda para o portador de deficiência física: análise de desconforto In: X Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produto, Informação, Ambiente Construído, Transporte e X Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador, 2010, Rio de Janeiro.
Anais X Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produto, Informação, Ambiente Construído, Transporte e X Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. Rio de Janeiro: LEUI-PUC-Rio, 2010. v.1. p.- - -
Palavras-chave: Design de moda, Design Ergonômico, Deficiente Físico, Antropometria
Áreas do conhecimento : Desenho Industrial
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários

 

Trabalhos publicados em anais de eventos (resumo expandido)

1. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; MENEZES, M. dos S.; DURAO, M. J. “Acessibilidade em vitrines de vestuário e o utilizador cadeirante: uma contribuição”. In: 13º CONGRESSO INTERNACIONAL DE ERGONOMIA E USABILIDADE DE INTERFACES HUMANO-TECNOLÓGICA: PRODUTO, INFORMAÇÕES, AMBIENTE CONSTRUÍDO E TRANSPORTE, 2013, Juiz de Fora.
ANAIS DO 13º CONGRESSO INTERNACIONAL DE ERGONOMIA E USABILIDADE DE INTERFACES HUMANO-TECNOLÓGICA: PRODUTO, INFORMAÇÕES, AMBIENTE CONSTRUÍDO E TRANSPORTE. Juiz de Fora: -, 2013. v.1. p.0 - 0
Palavras-chave: Acessibilidade, Vitrine, Design Emocional
Áreas do conhecimento : Desenho de Produto
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital
Acessibilidade do produto também está na exposição. Lojas de vestuário brasileiras e portuguesas apresentam pouca acessibilidade aos cadeirantes na exposição dos produtos, que os exclui enquanto consumidores. O artigo traz uma reflexão sobre acessibilidade em vitrines de lojas de vestuário e corrobora a inclusão por meio do design emocional.

 

Apresentação de trabalho e palestra

1. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino
La permanencia de lo efímero: la sostenibilidad y el diseño de moda, 2011. (Conferência ou palestra,Apresentação de Trabalho)
Palavras-chave: Design de moda, Sustentabilidade
Áreas do conhecimento: MODA
Referências adicionais: Argentina/Espanhol. Meio de divulgação: Vários. Home page: http://fido.palermo.edu/servicios_dyc/encuentro2010/actividades-encuentro/agenda-actividades.php?ver=15#actividades
Conferência sobre a aplicação do tripé da sustentabilidade em projetos de design de moda.; Local: Universidad de Palermo; Cidade: Buenos Aires - Argentina; Evento: 6º Encuentro Latinoamericano de Diseño; Inst.promotora/financiadora: Universidad de Palermo

2. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino
Moda e Sustentabilidade, 2010. (Conferência ou palestra,Apresentação de Trabalho)
Palavras-chave: Design de moda, Sustentabilidade
Áreas do conhecimento: MODA
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso; Local: Universidade do Sagrado Coração; Cidade: Bauru; Evento: II Fórum das Ações Antrópicas e o Desafio da Sustentabilidade; Inst.promotora/financiadora: Universidade do Sagrado Coração

 

Produção técnica

Demais produções técnicas

1. IAROSSI, F.; MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; MARQUES, T.; BOLINI, M.; Equipe de Produção Releitura
Fácil de Fazer Ponto Cruz 64, 2010. (Outro, Editoração)
Palavras-chave: Artesanato, Ponto Cruz
Áreas do conhecimento : Design gráfico
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

2. IAROSSI, F.; MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; MARQUES, T.; BOLINI, M.; Equipe de Produção Releitura
Fácil de Fazer Ponto Cruz 65, 2010. (Outro, Editoração)
Palavras-chave: Ponto Cruz, Artesanato
Áreas do conhecimento : Design gráfico
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

3. IAROSSI, F.; MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; MARQUES, T.; BOLINI, M.; Equipe de Produção Releitura
Fácil de Fazer Ponto Cruz 66, 2010. (Outro, Editoração)
Palavras-chave: Artesanato, Ponto Cruz
Áreas do conhecimento : Design gráfico
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

4. ALMEIDA, J. C. de; IAROSSI, F.; MARQUES, T.; BOLINI, M.; MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; Equipe de Produção Releitura
Guia Astral Signos, 2010. (Livro, Editoração)
Palavras-chave: Astrologia
Áreas do conhecimento : Design gráfico
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

5. PERALTA, G.; MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; SANCHES, G.; MENDES, A.; CAMPOS JUNIOR, V.; Equipe de Produção Malu Semanal
Malu Semanal 419, 2010. (Outro, Editoração)
Palavras-chave: Beleza, Entretenimento, Moda, Informação, Saúde
Áreas do conhecimento : Design gráfico
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

6. PERALTA, G.; MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; SANCHES, G.; MENDES, A.; CAMPOS JUNIOR, V.; Equipe de Produção Malu Semanal
Malu Semanal 421, 2010. (Outro, Editoração)
Palavras-chave: Entretenimento, Informação, Saúde, Beleza
Áreas do conhecimento : Programação Visual,Design gráfico
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

7. PERALTA, G.; MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; MENDES, A.; SANCHES, G.; CAMPOS JUNIOR, V.; Equipe de Produção Malu Semanal
Malu Semanal 425, 2010. (Outro, Editoração)
Palavras-chave: Entretenimento, Informação, Saúde, Beleza
Áreas do conhecimento : Programação Visual,Design gráfico
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

8. PERALTA, G.; MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; SANCHES, G.; MENDES, A.; CAMPOS JUNIOR, V.; Equipe de Produção Malu Semanal
Malu Semanal 427, 2010. (Outro, Editoração)
Palavras-chave: Entretenimento, Informação, Saúde, Beleza
Áreas do conhecimento : Programação Visual,Design gráfico
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
Educação e Popularização de C&T


Trabalhos publicados em anais de eventos (completo)

1. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; SIMACEK, P.; MENEZES, M. dos S.; DURAO, M. J.
Emotional Design of Fashion: development and application of new tool for non-interfering research In: 2º International Fashion and Design Congress, 2014, Milão.

2º International Fashion and Design Proceedigns. Milão: Scuola del Design - Politecnico di Milano, 2014. v.1. p.76 - 82

Palavras-chave: Design de moda, Resposta emocional, Metodologia não interferente, Plataforma não verbal, Ferramenta de pesquisa, Vitrine

Áreas do conhecimento : Desenho Industrial

Referências adicionais : Itália/Inglês. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://www.cimode.polimi.it]

Abstract: The emotions participate of ours daily life in the products and services of design and intensely in fashion. All our decisions show that emotions are present and command our actions, mainly with regard to clothes. When we observe a shop window and positive emotions are generated in our unconscious, we feel necessity and pleasure to acquire the product displayed. However, not always we take conscience of these feelings, and difficultly we can to verbalize the affection and reasons of determined choices. Questioning the consumer about their emotions through inquiries becomes complex and cannot generate real or consistent data. Considering this aspect in the context of research on emotional design involving fashion and shop window, we know that to understand the emotional responses of consumers we would need a non-verbal research tool (without inquiries). Therefore, and also as part of the doctoral thesis of the first author of this article, was created a new tool for non-verbal and multidisciplinary research with simple language, in order to benefit various researchers, at different levels of research. This article is centred in the creation of the platform, its development and its application in the scope of the Emotional Design and phenomena itself associates, as the fashion.


Participação em eventos, congressos, exposições, feiras e olimpíadas

1. 2º International Fashion and Design Congress, 2014. (Congresso)
Emotional Design of Fashion: development and application of new tool for non-interfering research.

2. I Congresso Internacional de Moda e Design, 2012. (Congresso)
Anteprojeto de moda: o vestuário sob a ótica do cadeirante.


Orientações e supervisões

Orientações e supervisões concluídas

Trabalhos de conclusão de curso de graduação

1. CAMILA BRITTO DE ANDRADE. A APLICABILIDADE DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA. 2011. Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração

Palavras-chave: Responsabilidade Social, Publicidade, Propaganda

Áreas do conhecimento : Relações Públicas e Propaganda

Referências adicionais : Brasil/Português.

Resumo: Há algum tempo a sociedade começou a tomar consciência da importância do cuidado com o meio em que vivem, incluindo nesse tanto as pessoas e suas ações como o meio ambiente. A temática responsabilidade social vem sendo bastante discutido e aplicado em diversos âmbitos. Essa tomada de consciência vem pressionando as empresas a serem responsáveis socialmente. As organizações estão resgatando valores éticos e desenvolvendo, cada dia mais, ações sociais. Muitas empresas encaram isso de forma negativa, pois visam apenas os lucros de sua corporação e só consegue enxergar essas atitudes como desempate de competitividade. Os consumidores estão cada dia mais preocupados com os recursos naturais empregados na fabricação de produtos industriais e como as empresas podem beneficiar a comunidade em que estão alocadas. O poder do publicitário nesse contexto é de extrema importância. Elaborando campanhas criativas, porém éticas e verdadeiras, podem agir de forma a conscientizar os empreendedores, e toda a sociedade sobre a real importância da Responsabilidade Social, tornando-a um benefício tanto para os empresários, como para todo o mundo.

 

2. REGINA FROES DA SILVA. A IMPORTÂNCIA DA PUBLICIDADE NO E-COMMERCE. 2011. Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração

Palavras-chave: marketing, Internet, E-Commerce

Áreas do conhecimento : Relações Públicas e Propaganda

Referências adicionais : Brasil/Português.

Resumo: O comércio entre as pessoas e nações sempre incorporou as inovações tecnológicas, com a consequente adequação do comportamento do consumidor. O surgimento da Internet a trouxe a maior inovação na história das atividades comerciais, ao tornar as mudanças imediatas e eliminar as barreiras físicas. Os profissionais ligados à área da publicidade e propaganda tiveram que se adequar adaptando os conceitos de marketing já existentes a essa nova realidade. O e-commerce surgiu para incrementar as vendas através das lojas virtuais, utilizando-se de ferramentas da Internet, para atrair o cliente através da exposição dos produtos, facilidades de acesso e comodidade, com confiança na aquisição do bem ou serviço de forma satisfatória.


3. GABRIELA AMBRÓSIO FERNANDEZ. ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA NO POLO CALÇADISTA DE JAU. 2011. Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração

Palavras-chave: marketing, Publicidade, Propaganda, Território do Calçado

Áreas do conhecimento : Relações Públicas e Propaganda

Referências adicionais : Brasil/Português.

Resumo: Esse trabalho tem como objetivo auxiliar os profissionais da área de marketing sobre a falta de publicidade e propaganda existente no território do calçado na cidade de Jau. Reconhecida mundialmente pelo seu setor calçadista especializado em calçados femininos, o setor apresenta falhas na maneira de divulgar o seu produto. Propagandas que deveriam ser diagnosticadas de acordo com o seu público alvo e também para um reconhecimento melhor na região e até mesmo mundialmente. Seguindo esse intuito de ajudar o território do calçado em melhorar esse aspecto foi feita uma pesquisa exploratória seguido de pesquisa de campo junto às empresas do setor calçadista, cuja abordagem foi a qualitativa. O estudo foi realizado com o intuito de coletar dados sobre o papel da propaganda e marketing no território do calçado e para saber se a propaganda está atingindo o objetivo de promoção.


4. JOSLUÍ FIGUEIREDO S.S. BULHÕES. COMUNICAÇÃO VISUAL COMO ESSÊNCIA DO JORNAL IMPRESSO. 2011. Curso (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração

Palavras-chave: Comunicação, Jornalismo, Jornal impresso

Áreas do conhecimento : Jornalismo e Editoração

Referências adicionais : Brasil/Português.

Resumo: Um bom jornal impresso, em que os leitores se identificam com o veiculo tem que ter ótimos textos e acompanhados de imagens ou gráficos que acrescentem informação ao leitor. A comunicação visual, como é conhecida pelos estudiosos da área, é formado de elementos como cor, tipologia, imagens, gráficos entre outros, sendo ela a responsável pela organização e diversidade de cada pagina de um impresso. Esses pontos junto com o texto jornalístico foram avaliados para descobrir como essa mensagem chega ao receptor. O jornal Você Aqui foi escolhido para a analise da parte conceitual como da comunicação não-verbal, pois sua linha editorial tem como principal característica não publicar noticias de conflitos e tragédias, apenas noticias positivas são colocadas no impresso. Analisando essas duas partes principais do impresso pode-se chegar ao resultado de que a comunicação visual é essencial e tem que fazer parte de qualquer jornal impresso e este projeto mostra o quanto è importante o jornalista ou responsável por uma redação entender a função e saber usar corretamente a comunicação visual para enriquecer ainda mais o jornal impresso.


5. FLÁVIA MARIA DE LIMA. PROJETO GRÁFICO SUSTENTHABILIDADE: TODO MUNDO É CAPAZ DE LEVAR UMA VIDA SUSTENTÁVEL. 2011. Curso (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração

Palavras-chave: Internet, Sustentabilidade, Design gráfico

Áreas do conhecimento : Jornalismo e Editoração

Referências adicionais : Brasil/Português.

Resumo: O termo sustentabilidade vem ganhando forças a cada dia devido a grande devastação do meio-ambiente. Com isso, os meios de comunicação passam a veicular cada vez mais o assunto, para que as pessoas se interem dele e possam aplicá-lo na prática. A internet, como um vasto meio de comunicação, que pode unir todas as ferramentas jornalísticas (texto, foto e vídeo) em um só veículo e por ser um meio de fácil acesso que cresce em uma velocidade e proporção ainda maior, é capaz de ajudar ainda mais a difundir este conceito. Porém, apesar dos diversos sites já existentes que abordam o tema sustentabilidade, é difícil encontrar um que foque especificamente no assunto e mostre ao público o que realmente significa este conceito e/ou explique como empregá-lo na prática. Por isso, o presente estudo pretende criar um site voltado ao tema sustentabilidade, focando o projeto gráfico, com o intuito de ajudar as pessoas a conhecerem melhor o verdadeiro significado deste conceito que vem sendo tão discutido e assim, poder aplicá-lo de maneira útil em seu dia-a-dia.

 

Orientações e supervisões em andamento

Trabalhos de conclusão de curso de graduação

1. PEDRO HENRIQUE CAMPOS DOS SANTOS. Design editorial sensorial: estudo de caso com deficiente visual. 2016. Curso (Design Gráfico) - Universidade de Sorocaba

Palavras-chave: Deficiente Físico, Design Editorial, Design Emocional, Diagramação, Percepção visual

Áreas do conhecimento : Design gráfico

Referências adicionais : Brasil/Português.


2. PATRICIA CORAZZA. Editorial de moda: novos olhares e perspectivas. 2016. Curso (Design Gráfico) - Universidade de Sorocaba

Palavras-chave: Design de moda, Design Editorial, Design Emocional

Áreas do conhecimento : Design gráfico

Referências adicionais : Brasil/Português.


3. ALEX KIOSHI TSUBAKI ITAKUSSU. O livro-objeto e a interação com o leitor: estudo de caso. 2016. Curso (Design Gráfico) - Universidade de Sorocaba

Palavras-chave: Design Editorial, Diagramação, Expressão gráfica, Design Emocional

Referências adicionais : Brasil/Português.


4. ISABELLA PICCIRILLO DE ALMEIDA. Vitrina universal: a essência do visual merchadising. 2016. Curso (Design Gráfico) - Universidade de Sorocaba

Palavras-chave: Design Emocional, Vitrina, ShoppingScapes, Percepção visual, Moda

Áreas do conhecimento : Desenho Industrial

Referências adicionais : Brasil/Português.


Eventos

Participação em eventos

1. Brand &Design Management, 2017. (Oficina)
.
2. Open Design, 2015. (Encontro)
.
3. VI Semana de Moda FAIP, 2015. (Encontro)
O produto emocional de moda.

4. 2º International Fashion and Design Congress, 2014. (Congresso)
Emotional Design of Fashion: development and application of new tool for non-interfering research.

5. Apresentação de Poster / Painel no(a) 3ª Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas, 2014. (Congresso)
Ferramentas não-verbais de análise emocional em design: percepção de expressões emocionais ilustradas enquanto questão cultural.

6. Seminário Lab.Cor 2014/1, 2014. (Seminário)
Vitrine, Cor e Emoção: as Interrelações do Design.

7. Apresentação de Poster / Painel no(a) 12TH Congress of the Internacional Colour Association, 2013. (Congresso)
The colour perception in shop window and the Emotional Design: a contribution.

8. ShoppingScapes'13, 2013. (Congresso)
The affective-emotional communication and its consequents: a case study.

9. Apresentação de Poster / Painel no(a) 10° P&D Design – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012. (Congresso)
Design editorial como alternativa de inclusão da “sociedade invisível”.

10. I Congresso Internacional de Moda e Design, 2012. (Congresso)
Anteprojeto de moda: o vestuário sob a ótica do cadeirante.

11. III Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação, 2012. (Simpósio)
.
12. Apresentação Oral no(a) 6º Encuentro Latinoamericano de Diseño, 2011. (Encontro)
La permanencia de lo efímero: la sostenibilidad y el diseño de moda.

13. Conferencista no(a) Navio da Moda, 2011. (Encontro)
Sustentabilidade em design de moda / Conforto como diferencial de mercado.

14. WORKSHOP COOL HUNTING: PESQUISA DE CAMPO, 2011. (Outra)


.
Organização de evento

1. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; SILVANI, M.; SALES, C.
Open Design, 2015. (Outro, Organização de evento)
Palavras-chave: Design
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários

2. MENEZES, M. dos S.; MOURA, M.; MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino
IV Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Design, 2013. (Outro, Organização de evento)
Palavras-chave: Pesquisa, Pós-graduação
Áreas do conhecimento : Desenho Industrial
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital
Simpósio organizado pelos alunos de doutorado da Pós-Graduação em Design - FAAC/UNESP, com apoio dos alunos de mestrado da mesma.

3. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino
III Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação, 2012. (Outro, Organização de evento)
Palavras-chave: Pós-graduação, Pesquisa
Áreas do conhecimento : Desenho Industrial
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital
Simpósio organizado pelos alunos de doutorado da Pós-graduação em Design, com o apoio dos alunos de mestrado da mesma.

4. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino
Visita Técnica à Tecelagem Panamericana, 2011. (Outro, Organização de evento)
Palavras-chave: Educação, Moda
Áreas do conhecimento : MODA
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
Componente prático da disciplina Tecnologia Têxtil do curso de Tecnologia em Design de Moda.

5. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino
Visita Técnica à Indústria Calçadista Donna Donna, 2010. (Outro, Organização de evento)
Palavras-chave: Design de moda, Design de calçados
Áreas do conhecimento : MODA
Referências adicionais : Brasil/Português.
Visita técnica referente a disciplina Design de Calçados do curso de Tecnologia em Design de Moda, com duração de 6 horas.

6. MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; GONCALVES JUNIOR, O.
Visita Técnica à Santista Têxtil/Tavex, 2010. (Outro, Organização de evento)
Palavras-chave: Moda, Tecnologia
Áreas do conhecimento : MODA
Referências adicionais : Brasil/Português.



Bancas
Participação em banca de trabalhos de conclusão

Graduação
1. SILVA, M.; MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino
Participação em banca de Naiara Aparecida Pacheco. A atividade de Relações Públicas: contexto regional e o universo da moda, 2012
(Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) Universidade do Sagrado Coração
Referências adicionais : Brasil/Português.

2. ALMEIDA, L. B. C.; MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino
Participação em banca de Letícia Conessa Furlanetti. Análise do comportamento do consumidor de moda diante das suas características da personalidade e do processo de tomada de decisão, 2012
(Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) Universidade do Sagrado Coração
Referências adicionais : Brasil/Português.

3. PETRAGLIA, A. L.; FURTADO, J. C. F.; MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino
Participação em banca de Aline Thaís dos Santos e Bruna Bueno Avila da Silva. Lesaint: criação de marca e identidade visual para o universo da moda, 2011
(Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) Universidade do Sagrado Coração
Palavras-chave: Design
Áreas do conhecimento : Relações Públicas e Propaganda
Referências adicionais : Brasil/Português.

4. CARRIJO, J. R. S.; MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino; FERNANDES, J. C.
Participação em banca de Letícia Mara Cacciolari. O luxo e o comportamento da consumidora estudante da USC, 2011
(Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) Universidade do Sagrado Coração
Palavras-chave: marketing, Moda
Referências adicionais : Brasil/Português.

5. GUADAGNUCCI, Joyce; VALDERRAMAS, Renato; MAFFEI SIMACEK, Simone Thereza Alexandrino
Participação em banca de FERNANDO HENRIQUE GALASSI. REALEJO: PROJETO GRÁFICO PARA UMA REVISTA MUSICAL, 2011
(Comunicação Social - Jornalismo) Universidade do Sagrado Coração
Palavras-chave: Design gráfico, Revistas, Diagramação
Áreas do conhecimento : Jornalismo e Editoração
Referências adicionais : Brasil/Português.

 

Totais de produção
Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódico 2
Capítulos de livros publicados 4
Trabalhos publicados em anais de eventos 24
Apresentações de trabalhos (Conferência ou palestra) 2
Apresentações de trabalhos (Congresso) 4

Produção técnica
Editoração (livro) 1
Editoração (outro) 7
Outra produção técnica 6


Orientações
Orientação concluída (trabalho de conclusão de curso de graduação) 5
Orientação em andamento (trabalho de conclusão de curso de graduação) 4

Eventos
Participações em eventos (congresso) 17
Participações em eventos (seminário) 1
Participações em eventos (simpósio) 3
Participações em eventos (oficina) 1
Participações em eventos (encontro) 4
Participações em eventos (outra) 2
Organização de evento (outro) 6
Participação em banca de trabalhos de conclusão (graduação) 5

Outras informações relevantes
1 Conhecimento em informática:
Adobe (Illustrator, InDesign, Photoshop) - nível intermediário
Corel Draw - nível básico
Flash / 3D Max - nível básico
Office - nível básico