CODIFICAÇÃO: 031


TITULO: Bairro Alto: Proposta Cromática

CATEGORIA: Urbanismo

INVESTIGADOR: Filipa Santos + Zélia Simões

COLABORADORES: Maria João Durão

DESCRITIVO:

A expressão da luz e da cor interfere na forma como a realidade é interpretada e permite ampliar a compreensão das representações e práticas de uma sociedade no meio. Estas expressões, que são inseparáveis e essenciais ao espaço urbano, conferem-lhe um carácter e identidade que se reinventa e transforma ao longo do tempo. Este artigo tem como objectivo apresentar uma reflexão sobre as materialidades e imaterialidades cromáticas, de iniciativa pública e privada, num dos centros históricos da cidade de Lisboa – o Bairro Alto.
A investigação conduziu-nos a princípios de projecto alternativos e à adopção de duas vertentes metodológicas de intervenção. A primeira relaciona-se com o suporte de significados estéticos e linguísticos da cor e da luz no espaço urbano e arquitectónico ao longo do tempo, tal como propõe Lenclos e Lenclos (1995) e Nemcsics (1992). A segunda relaciona-se com o conhecimento tecnológico da aplicação da cor e dos efeitos da luz.
Após a pesquisa de campo e a observação in loco das cores, dos padrões e das texturas existentes, elegemos um modelo que, segundo Raimondo (1987 citado por Aguiar 2002) consiste num plano-projecto de cor dos cidadãos. Este permite estabelecer uma estratégia de planeamento prepositiva e policromática, criando uma comunicação interactiva entre a norma e a realidade concreta perante cada contexto. Consequentemente, são estabelecidos esquemas de cor que articulam critérios múltiplos, nomeadamente, de influência geográfica, antropológica, cultural e social. A investigação permitiu-nos constatar que é essencial adoptar uma metodologia de planeamento de luz e cor interdisciplinar que estimule a descodificação, a classificação e ordenação da envolvente, através do reconhecimento de relações de harmonia.

PALAVRAS-CHAVE: luz, cor, imagem, identidade, espaço urbano e arquitectónico

 

The expression of light and colour interfere with the way reality is interpreted and let to increase the understanding of the representations and practices of a society in its environment. These expressions which are inseparable and essential to the urban space, give it a character and identity that reinvents and transforms itself over time. This article aims to present a reflection on the chromatic materialities and immaterialities of public and private initiative, in one historical neighbourhood of the city of Lisbon – Bairro Alto. The research led to alternative project principles and to the implementation of two methodological strands of intervention. The first relates to the support of aesthetic and linguistic meanings of colour and light in urban and architectural space throughout time, as proposed by Lenclos and Lenclos (1995) and Nemcsis (1992). The second relates to the technological knowledge of the application of colour and the effects of light. After the field research, and the in loco observation of colours, patterns, and textures, it was adopted a model that, according to Raimondo (1987, cited by Aguiar 2002), consists on a citizen’s colour-plan. This allows to establish a propositional and polychromatic planning strategy, creating an interactive communication between the norm and the concrete reality in each context. Consequently, colour schemes are established which articulate multiple criteria, including geographical, anthropological, cultural, and social influences. The research allowed it
to see that it is essential to adopt an interdisciplinary light and colour planning methodology that stimulates the decoding, classification and ordering of the environment through the recognition of harmony relations.

KEYWORDS: Light, Colour, Image, Identity, Urban and Architectonic Space


IMAGENS:

 031 1