CODIFICAÇÃO: 023
TITULO: Ecologia Reverencial: luz e cor no design de participação social
CATEGORIA: Outros
INVESTIGADOR: Helena Soares (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
COLABORADORES: Maria João Durão (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) + Satish Kumar
DESCRITIVO:
Esta investigação, tendo como objecto de estudo o design de participação social, alicerça os valores presentes no conceito de Ecologia Profunda de Arne Naess (1973), trazendo alguns dos valores de Ghandi para o ocidente através daquilo que Satish Kumar refere como Ecologia Reverencial (Kumar, 2012). Trata-se de uma tentativa de reflexão sobre o modelo holístico do continuum matéria/vida/mente (Smuts, 1926), questionando-se a importância da humanização do design através da sua dimensão espiritual, onde as atmosferas multissensoriais de luz e cor têm um papel fundamental. Nos últimos anos, um descontentamento humano à escala global tem vindo a abrir espaço para se questionar um bem-estar exclusivamente material que conduz ao empobrecimento da vida no meio da riqueza, em vez de um bem-viver, que tem dimensões psicológicas e espirituais. Partindo do pressuposto que o nosso equilíbrio enquanto seres humanos no planeta terra vem da constatação do mundo como não-dual, o problema de investigação assenta no paradoxo de que é lidando com a dualidade do mundo que podemos ter noção da sua não dualidade. Através da apropriação do conceito de “Ecologia Reverencial” pelo design, o principal objectivo desta investigação é demostrar como a dimensão espiritual é mais uma necessidade do que uma utopia, contribuindo para uma prática projectual verdadeiramente sustentável. Para tal, realizar-se-á pesquisa bibliográfica e de campo, identificando e analisando objectos/espaços (de participação social) que respeitando o conceito de Ecologia Reverencial, tocam todos os nossos sentidos, fazendo-nos experienciar de uma forma bela e natural diferentes graus de intimidade, capazes de nos fazer transcender, superar e elevar. Mais do que na mente, no sonho e na fantasia, é assim no toque, no cheiro, nos sons, na luz e na cor que está a porta para esses mundos espirituais que fazem a ligação do céu à terra. Espera-se que os resultados da investigação ajudem à formulação de uma metodologia que coloque o design como uma prática de respeito na relação com o homem e o ambiente natural, isto é, que realmente atenda aos preceitos do desenvolvimento sustentável.
This research, with the design of social participation as a subject of study, founds the values present in the concept of Deep Ecology (Arne Naess, 1973), bringing some of the Ghandi values to the westward through what Satish Kumar refer as Reverential Ecolog (Kumar 2012). It is an attempt to reflect on the holistic model of continuum matter / life / mind (Smuts, 1926), questioning the importance of humanizing design by its spiritual dimension, where multisensory atmospheres of light and colour have a important role. In recent years, the global human discontent has open space to question a material well-being that leads to the impoverishment of life in the midst of wealth, instead of a well-living that has psychological and spiritual dimensions. Assuming that our balance as human beings on planet earth comes from the realization of the world as non-dual, the research problem is based on the paradox that is dealing with the duality of the world that we can be aware of their non-duality. Through the appropriation of the concept of "Reverential Ecology" by design, the main objective of this research is to demonstrate how the spiritual dimension is more a necessity than a utopia, contributing to a truly sustainable project practice. To do this, it will make bibliographical research and field, identifying and analyzing objects / spaces (social participation) respecting the concept of reverential ecology, touches all our senses, making us experience in a beautiful and natural different degrees of intimacy, making us able to transcend, overcome and raise. More than in the mind, dream and fantasy is so in touch, smell, the sounds, the light and color that is the door to these spiritual worlds that connect from heaven to earth. It is expected that the results of research help us to formulate a methodology that puts the design as a practice of respect in relation to man and the natural environment, that is, that really meets the principles of sustainable development.
PALAVRAS-CHAVE: Ecologia + espiritualidade + design + participação social + luz + cor
Key words: Ecology + spirituality + design + social participation + light + colour
IMAGENS: