CODIFICAÇÃO: 036
TITULO: Salas de Terapia em Ambientes de Escola
CATEGORIA: Design
INVESTIGADOR: Joana Perry
COLABORADORES: Maria João Durão + Rita Almendra
DESCRITIVO: A presente investigação almeja a criação de guias de orientação para a construção de salas de terapia em ambiente escolar. As escolas inclusivas providenciam espaços para as terapias existentes nas mesmas. Espaços que na maioria dos casos não são pensados para as funções que vão cumprir, mas são antes adaptados para rentabilizarem o seu funcionamento.
A investigação da cor surge com o estudo de caso de salas Snoezelen (Forbrain e Centro Helen Keller), procura entender a importância que a cor tem no espaço terapêutico, quais os seus benefícios para a terapia, a influência que tem nos utilizadores da sala, de que forma pode transformar o espaço terapêutico, entre outras coisas. Para tal foram realizados estudos de caso a sala Snoezelen da Forbrain (sala aberta ao público e a escolas) onde decorrem vários tipos de terapia e o estudo de caso de adaptação de um espaço para futura sala Snoezelen no Centro Helen Keller (com proposta de projeto de sala).
PALAVRAS CHAVE: Cor + design inclusive + salas Snoezelen
IMAGENS: