CODIFICAÇÃO: 021


TITULO: Design emocional e e vitrinas: inter-relações entre produto e usuário com foco nas cores primárias

CATEGORIA: Design

INVESTIGADOR: Simone Thereza Alexandrino Maffei Simacek (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

COLABORADORES: Maria João Durão + Projeto de Iniciação Científica, UNISO-Brasil

DESCRITIVO:
O design responsabiliza-se por causar o desejo de compra e isso se dá principalmente com a exposição de seus produtos em vitrinas. Mas um expositor pode também ser considerado um produto de design, pois, para chamar a atenção do consumidor e despertar-lhe prazer (visual), usa de estratégias que envolvem elementos de percepção e emoção. Porém as respostas emocionais que ocorrem diante de uma vitrina não são amplamente conhecidas pelos designers. Esse foi o tema da recente pesquisa de doutorado entitulada “Design emocional e análise observacional: inter-relações entre produto e usuário”, realizada junto ao Laboratório da Cor em parceria com a UNESP-Brasil, durante os anos de 2012 e 2016. Os resultados obtidos demonstraram que, principalmente, a organização e a cor são elementos fundamentais enquanto estímulo emocional. Quanto à cor, sabemos do seu importante papel na vida do ser humano, enquanto orientação espacial, temporal e reconhecimento de formas e materiais. Na comunicação visual, as cores também são responsáveis por transmitir mensagens e emoções, uma vez que são carregadas de simbologias. Por isso, para o designer, o conhecimento do potencial comunicacional de cada cor é fundamental para obter sucesso na transmissão de mensagens, principalmente em vitrinas. Assim, essa pesquisa visa realizar um levantamento sobre a simbologia das cores e seus efeitos emocionais em vitrinas, junto aos consumidores, dando início a investigação pelas cores primárias. Este levantamento terá foco na interpretação e entendimento do próprio consumidor, cujos dados serão posteriormente comparados com revisões bibliográficas sobre a temática. O conhecimento da simbologia das cores na comunicação visual no cotidiano dos consumidores irá permitir a compreensão das respostas emocionais destes observadas durante a mencionada pesquisa de doutorado. Ao compreender as respostas emocionais de observadores de vitrinas vinculadas às cores, pretendemos corroborar o campo de pesquisa em design, nos âmbitos do emocional e de moda.

PALAVRAS CHAVE: Emoção + design + comunicação


IMAGENS:

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