CODIFICAÇÃO: 022
TITULO: A Cor no Processo Criativo
CATEGORIA: Arte
INVESTIGADOR: Natacha Antão Moutinho (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
COLABORADORES: Maria João Durão (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) + Luísa d’Orey Capucho Arruda + Paulo Oliveira Freire Almeida
DESCRITIVO:
A presente investigação debruça-se sobre o espaço da cor no desenho de arquitetura. Nesta investigação argumentamos que o campo teórico do desenho exclui a cor, omissão que pode ser compreendida a partir da história do desenho e da arquitetura. Procuramos rebater esta conceção da ciência do desenho firmada estritamente sob a manifestação da ideia, valorizando aspetos abstratos, lineares e geométricos. O desígnio desta investigação é o de retomar o reconhecimento da presença da cor no desenho. Questionando estratégias (teórico/práticas) utilizadas, abrindo possibilidade a novos métodos de trabalho, híbridos, flexíveis e em evolução. Consideramos o emprego da cor potencia relações ativas entre os sinais gráficos, marcas ou ideias, porque cada cor, e sua interação dentro do esquema cromático, é potencialmente significante. Quando há atribuição de cor a qualquer elemento, marca ou sinal gráfico, esta pode influenciar o que é representado e, por consequência, interferir no processo criativo de duas maneiras: pela cor em si e pelas relações estabelecidas. O potencial significado das cores pode contribuir para expressar ideias partilhadas ou códigos convencionados mas também as mais pessoais e idiossincráticos, particular a cada um. Manifestando-se a cor como metáfora para a tradução e criação de novos significados, ideias, sensações ou lugares, conforme aos objetivos do desenho de processo para arquitetura. Ao contrário da linha que constrange, limita, circunscreve e prende a forma, a cor liberta, expande, ultrapassa limites, é instável e energética. A sua presença pode transformar o programa e a disciplina do desenho de modo transgressivo e arbitrário, emocional e liberto. Como um jorro de violência, a cor energiza a superfície circunscrita pela linha, transfigura o espaço que esta encerra, transforma o elemento gráfico pelo qual se manifesta, potencialmente qualificando-o com todos os significados que concebemos para aquela cor.
This thesis investigates the space of colour in the architectural design. We argue that drawing’s theoretical field excludes the colour, an omission that can be understood by the history of drawing and architecture. We seek to question this conception, of the science of drawing, strictly formed under the manifestation of the idea, valuing abstract, linear and geometric aspects. Our aim is to restore the recognition of the presence of color in drawing. Questioning used strategies (theoretical /practical), opening the possibility of new design methods, hybrid, flexible and ever evolving. We consider that the use of colour enhances active relations between graphic signs, mark and ideas because every colour, and their interaction within the colour scheme, is potentially significant. When a color is assigned to an element, mark or graphic sign, it may influence what is depicted and, therefore, interfere with the creative process in two ways: by the colour itself and the established chromatic relationships. The potential meaning of colours can contribute to express ideas or shared codes but also personal and idiosyncratic ones. Colour can manifest as a metaphor for the translation and creating of new meanings, ideas, feelings or places, as the design objectives in architecture. Unlike the line that constrains, merely defines and holds shape, color unleashes, expands, exceeds the limits, it is unstable and full of energy. Its presence can transform the program and the discipline of drawing in a transgressive and arbitrary way, emotional and free. As a surge of violence, colour energizes the surface circumscribed by line, transforms the space limits, and transmutes the graphic element by which it manifests its potential, qualifying it with all the meanings that we conceive for that color.
PALAVRAS-CHAVE: Cor + desenho + processo + conceção + formalização + comunicação
Key-words: Colour + drawing + process + conception + communication
IMAGENS: